Anjos que me seguem....

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Brincadeiras e esportes aquáticos, além de divertidos, fazem bem à saúde das crianças...


Adaptado ao meio líquido durante a fase intrauterina, o contato com a água desde os primeiros meses de vida proporciona ao bebê momentos de prazer e bem-estar. “Além disso, as atividades aquáticas favorecem a consciência corporal, a noção de equilíbrio e o controle da respiração”, explica a psicóloga infantil Josie Zecchinelli. Para surpresa de muitos adultos, os pequenos são capazes de executar diversos movimentos, que estimulam seu desenvolvimento físico e emocional.As atividades dentro da água podem trazer inúmeros benefícios aos bebês. “A prática da natação, por exemplo, melhora a coordenação motora e proporciona noções de espaço e tempo, bem como prepara a criança psicológica e neurologicamente para o autossalvamento. Ela também estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, tranquiliza o sono e previne contra várias doenças respiratórias”, enumera Jefferson Fiori, professor de natação infantil da Academia Bodytech.

Mas se você ainda não quer colocar seu filho em aulas de natação, aposte nas brincadeiras na piscina. Que tal fazer bolhinhas? É um ótimo exercício, e ele vai adorar! “Ensine a criança a aproximar a boca até a superfície da água, aos poucos, e assoprar, até fazer bolhinhas. Faça os movimentos e deixe que ela copie. Depois que ela aprender, cante ´Parabéns pra você´, como se ela estivesse assoprando a velinha do bolo. Essa atividade estimula o controle respiratório e fortalece os músculos responsáveis pela respiração”, conta Jefferson.Experimente, também, ensinar a criança a boiar na piscina: “Deite-a de barriga para cima, na superfície da água. Com seus braços, apoie seu corpo até que ela se sinta tranquila e segura. Abra seus bracinhos e pernas, diga que agora ela é uma estrela, bem levinha”. Segundo o professor, essa atividade ajuda no controle corporal e fortalece os sentimentos de confiança e segurança. Outra brincadeira? Mostre ao bebê como bater as mãozinhas e os pés na água, segurando-a. Depois, jogue um brinquedo a alguma distância e faça-o "nadar". “O meio aquático incentiva o bebê a mexer coordenadamente braços e pernas para conseguir se deslocar, o que é um ótimo exercício para a coordenação motora”, indica.

E até mesmo durante o banho você pode brincar com a criança. “Molhe sua cabeça e seu corpo, usando uma esponja de banho, enquanto canta uma música calma e leve. Porém, tome cuidado para não deixar entrar muita água nas orelhas. Assim, você estimula o controle da respiração e prepara a criança para a imersão, pois ela já começa a se acostumar com a água no rosto e aprende a desengasgar”, conta Josie. Você pode, ainda, colocá-la de bruços na banheira, apoiando-a com seus braços, para bater os braços e pernas. Incentive-a sempre, dizendo para jogar bastante água para fora! “Essa brincadeira ajuda na coordenação dos movimentos e na consciência corporal”, finaliza Josie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...