Anjos que me seguem....

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prefeitura colocará 700 agentes para fiscalizar celular em bancos de SP


Telefones não serão permitidos nem para ouvir música.
Lei prevê multa de R$ 2,5 mil quando determinação for desrespeitada.




A Prefeitura de São Paulo colocará 700 agentes para fiscalizar a proibição do uso de celulares em bancos na capital paulista. A medida, que visa combater crimes conhecidos como “saidinha de banco”, passou a valer nesta segunda-feira (29). Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, porém, não havia nenhum fiscal nas ruas até as 13h10, já que a lei ainda não foi regulamentada.
Segundo o prefeito Gilberto Kassab, a fiscalização será feita pelas subprefeituras, que já podem começar a multar. "Vamos aguardar a regulamentação da lei, mas desde já é proibido. As instituições bancárias sabem que a Prefeitura a qualquer momento pode entrar numa agência e ao constatar que estão sendo utilizados os aparelhos celulares pode punir a instituição bancária", disse.
Na Rua Boa Vista, no Centro de São Paulo, a maioria das agências até as 12h30 não possuía avisos sobre a nova lei. Os funcionários que sabiam da nova recomendação disseram que vão pedir a quem estiver com celular que o desligue. Se houver resistência, a polícia poderá ser chamada.
Kassab sanciona lei que proíbe uso de celulares em bancos de SP
Quem caminhava pelo Centro nesta segunda tinha dúvidas. “Não imagino como eles vão fazer para controlar isso. Se vai ter alguém que vai ficar segurando o celular. Complicado isso”, disse um cliente. “E se ficar duas horas na fila do banco como vou avisar a família ou o chefe?”, disse uma mulher.
De acordo com o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, a proibição vai ser total. “Não haverá possibilidade alguma que a pessoa use o celular dentro do banco. O objetivo é zerar a utilização do celular”, disse, acrescentando que os telefones móveis não serão permitidos nem para quem quiser usá-lo apenas para ouvir música.
A multa aplicada aos bancos em que ocorrerem essa infração serão multados em R$ 2,5 mil. O valor dobra em caso de reincidência. A proibição já ocorre em 22 cidades do estado.
Febraban
A Federação Brasileira de Bancos afirmou em nota que é favorável à lei que restringe o uso de celulares dentro de agências bancárias da cidade de São Paulo.
“Embora considere a medida importante para coibir a criminalidade, ela isoladamente é insuficiente para prevenir novos casos da chamada ‘saidinha’. É fundamental promover ações conjuntas entre bancos, órgãos do poder público, municipal ou estadual, e a sociedade, de combate a essa modalidade de crime.”
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região divulgou uma nota na tarde desta segunda repudiando a medida. “A entidade considera que, além de inócua, a medida irá ferir um direito do cidadão e do trabalhador de se comunicar enquanto está no interior das agências". Ainda segundo a categoria, “a fiscalização pelo uso de celulares dentro das agências não pode ser transferida aos trabalhadores e que os bancos têm de tomar as medidas necessárias para garantir a integridade da população em seus estabelecimentos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...